Claudia Ribeiro

Claudia Ribeiro é de origem baiana, morou vários anos no Paraná e reside há mais de 10 anos em Paraty/RJ. É atriz, educadora, pesquisadora em teatro, música, dança e literatura, licenciada em letras pela UNIOESTE (Universidade Estadual do Paraná – Campus Foz), com especialização em arte terapia pela UVA – Universidade Veiga de Almeida Campus Tijuca – RJ.
De 2014 até 2019 foi atriz pesquisadora do APA – Ateliê de pesquisa do ator – SESC Paraty, com coordenação pedagógica de Stephane Brod (Amok teatro) e Carlos Simioni (Lume teatro). Integrou o grupo Oficina do Som, com direção, composição e condução de Carol d’Avila. Atualmente atua, canta, dança e toca na coletiva Mutuan, com direção e regência de Débora Saraiva; é integrante e roteirista do sarau Fuzuê Literário; educadora do Kindezi, projeto de afroeducação antirracista realizado na cidade de Paraty-RJ; e no trabalho com teatro e performances poéticas dirige dois grupos infantis e um adulto, conduzindo ainda os monólogos “Um buraco ” e “Entranhas”, com direção e dramaturgia de sua autoria. Recentemente foi convidada pela Cia Nuviar a integrar uma montagem com base na obra “Os irmãos Karamazóv”, de Fiodor Dostoievski, com direção de Stephane Brod.
Na Escola Comunitária Cirandas, em Paraty/RJ, é professora de português, comunicação e expressão e teatro. Conduz o projeto do teatro ‘Já sou grande’, realizado coletivamente com estudantes no projeto Cirandas de Portas Abertas.