20ª Festa Literária Internacional de Paraty — de 23 a 27 de novembro de 2022

Mesa 1: Fogueiras, leitura e contação

quinta-feira, 24.11 09:00

Podemos falar que mover ideias é o mesmo que atear fogo? Diante do fogo, as conversas ganham nuances mais sutis? Mais complexas? Ganham profundidade? Alcançam lugares que guardam mistérios? Não é de hoje que sabemos que as fogueiras carregam o combustível certo para que, aos encontros, sejam acrescidos saberes. Fogueiras, leitura e contação estarão na conversa movida por esta obra que aviva nossas perspectivas sobre as fronteiras entre a leitura, o jogo e a narração.

A mediação de todas as mesas da Ciranda dos Autores será feita por moradoras de Paraty, participantes de Percurso Formativo Sementes

Mayra é caiçara e caipira que brinca com a língua nas aulas de Português na rede municipal de Paraty. Acredita que a leitura das tradições e dos livros é transformadora, e, por isso, valoriza as raízes euro-afro-indígenas em cada palavra que semeia.

Paula Andrade Pinto Lemes é pedagoga e trabalha com a Pedagogia Waldorf na Escola Quintal Mágico em Paraty, como professora de classe do 2°ano do ensino fundamental. A mediação da leitura é mais uma possibilidade de encontro com o universo infantil, universo esse que instiga sua busca profissional.

Mediação: Mayra Fontebasso e Paula Lemes