20ª Festa Literária Internacional de Paraty — de 23 a 27 de novembro de 2022

Mesa 6: Ideias em (re)construção

sábado, 26.11 15:30

Muitas vezes buscamos palavras que definem ou delimitam ideias que sabemos complexas e plurissignificativas. No intuito de explicar essas ideias, especialmente para as crianças, limitamos nossas experiências e possibilidades de exploração de novos saberes. Como é possível falar sobre o amor ou sobre nossa voracidade, sem limitar o pensamento dos leitores? Nesta mesa, os autores nos mostram que a literatura – a feita com palavras e com imagens – pode dar pistas para avançarmos em trilhas incríveis de exploração sem delimitar nossos passos.

A mediação de todas as mesas da Ciranda dos Autores será feita por moradoras de Paraty, participantes de Percurso Formativo Sementes

Rebeca Gibrail é paratiense, economista, com especialização em administração e em aprendizagem organizacional e tecnologia instrucional, educação à distância e design de conteúdo instrucional. Aprendiz em alma de artista por vocação. Leitora voraz, apaixonada por literatura infanto-juvenil, teve a primeira experiência com mediação de leitura nos Estados Unidos, quando lia os livros escritos em português para os alunos da turma de alfabetização da sua filha.

Carol Franklin é carioca, mãe do pequeno Zoé, mediadora do sentir e encantar e educadora há mais de 8 anos. Habilitada a lecionar linguagem artística, com enfoque em artes cênicas, é formada pela UNIRIO, atriz e performer, contadora de histórias. Passou pela educação de jovens e adultos, vivenciou a potência de encontros intergeracionais e pousou nos últimos anos no ensino básico em instituições públicas – prefeitura de Campos dos Goytacazes, prefeitura do Rio de Janeiro e privadas.

Mediação: Rebeca Gibrail e Carol Franklin