20ª Festa Literária Internacional de Paraty — de 23 a 27 de novembro de 2022

Mesa 4: Ler com o corpo

sexta-feira, 25.11 15:30

Para desavisados, a leitura pode parecer atividade unívoca que leva seus praticantes à mesma – e única – direção. As crianças, no entanto, quando encontram oportunidades, exploram os livros de diversas maneiras e movem sentidos com gestos, olhares, toques, sorrisos, expressões de conforto e até de desconforto. Fazem perguntas sem falar e nos instigam a encontrar diferentes possibilidades nas obras. Os autores de livros-álbum sabem que as crianças leem com o corpo todo e nos brindam com suas obras.

A mediação de todas as mesas da Ciranda dos Autores será feita por moradoras de Paraty, participantes de Percurso Formativo Sementes

Karen Minardes ´w natural de Campo Grande, licencianda em Matemática e seu maior sonho é transformar as crianças e adolescentes em leitores e cidadãos plenos. Participa da Flip em prol deste sonho.

Júlia Schmidt é educadora e socióloga, já atuou em casa coletiva, unidade de privação de liberdade, quintal brincante e sala de aula, com educação popular no Rio de Janeiro e na produção de websérie sobre educação. Atualmente trabalha na rede privada de educação em Paraty. Acredita que a mediação e os livros são ferramentas potentes da abertura de mundos, diálogos e leituras para construir novos horizontes possíveis.

Mediação: Karen Minardes e Júlia Schmidt