20ª Festa Literária Internacional de Paraty — de 23 a 27 de novembro de 2022

Mesa 5: Para ver e enxergar

sábado, 26.11 10:30

Olhar, ver, enxergar, ver melhor, ver-sentir, sentir-valorar. Quais são os caminhos possíveis para focalizar o que é invisível a olho nu ou para o olhar desavisado? Quem tem olhos para ver o invisível? O que está invisibilizado em nossa experiência social? No contexto contemporâneo é importante tratarmos das invisibilidades fundamentais da experiência social e da vivência do sagrado. Essas questões moverão a conversa desta mesa enfocada nas obras que demonstram dois movimentos de invisibilização. Falaremos sobre as possibilidades de construção de olhares atentos que a literatura nos traz.

A mediação de todas as mesas da Ciranda dos Autores será feita por moradoras de Paraty, participantes de Percurso Formativo Sementes

Fernanda Gissoni presencia o mundo dos livros e da leitura desde sempre, iniciou-se lá na primeira infância com uma assinatura de gibis despretensiosa e desde lá um Universo de possibilidades passou a existir. Atualmente, qualquer oportunidade que envolva leitura, de Clube de Leitores a Grupo de Estudos, ela se envolve.

Rose Luz é mãe, terapeuta holística e integrativa a serviço do cuidar, especializada em fitoterapia pela UFBA, psicoaromaterapeuta, pesquisadora autônoma das medicinas das águas, folhas, tecnologias afro-indígenas e as suas práticas de autocuidado para mulheres. Um momento marcante de como a leitura revolucionou sua vida, foi quando, ainda na adolescência, tornou-se agente multiplicadora e, assim, passou a atuar em escolas e centros comunitários das periferias de Salvador, mediando para pais e adolescentes os grandes tabus que estavam relacionados a gravidez na adolescência, ISTs / AIDS, e redução de danos relacionados às drogas lícitas e ilícitas.

Mediação: Fernanda Gissoni e Rose Luz