20ª Festa Literária Internacional de Paraty — de 23 a 27 de novembro de 2022

Mesa 7: Rainha Kambinda e outros mensageiros

domingo, 27.11 10:30

Nossos saberes vêm de longe. É assim que mestras e mestres da cultura negra sintetizam lutas por lugares e validações para a sabedoria ancestral que representam. Dizem com a intensidade dos que guardam saberes profundos e a força que tantas lutas moveram. Temos muitos mensageiros de saberes distantes que requerem validação. Rainha Kambinda e tantos outros estarão presentes nesta mesa que tem como referência o reconhecimento das autoras sobre o legado dessas figuras. É uma mesa de agradecimento, divulgação e convite às crianças, para explorar os guardiões da cultura negra.

A mediação de todas as mesas da Ciranda dos Autores será feita por moradoras de Paraty, participantes de Percurso Formativo Sementes

Karoline Minardes é professora graduada em letras pela Universidade Católica Dom Bosco (MS), psicopedagoga e neuropsicóloga, apaixonada por literatura. Representatividade e biblioteca de referências pretas em um único livro fez o seu eu criança vibrar. Maravilha-se ao ver que há uma proteção da cultura negra, uma que, cada vez mais facilmente, seu filho terá como referências.

Laura Barros é natural de Jacareí (SP), mas mora em Paraty desde 2016. Trabalha como engenheira civil e sua vinda a Paraty foi por questões profissionais, todavia, ficou, e atualmente trabalha na Defesa Civil. Os livros fazem parte de sua vida e seu desejo é que façam parte da vida de todos.

Mediação: Karoline Minardes e Laura Barros