20ª Festa Literária Internacional de Paraty — de 23 a 27 de novembro de 2022

Mesa 2: Território mágico

quinta-feira, 24.11 10:30

Há um território onde tudo pode acontecer. Os seres que habitam esse espaço vivenciam situações que nos apresentam diferentes noções de tempo e espaço. Nesse território, as experiências são amplificadas e os sentidos, multiplicados em direção ao sem limite. Algumas pessoas, ao falarem desse território, utilizam palavras como magia e encantamento. Há artistas, autoras e autores, criadores e criadoras que têm contato próximo com esse lugar e nos aproximam dele com suas obras.

A mediação de todas as mesas da Ciranda dos Autores será feita por moradoras de Paraty, participantes de Percurso Formativo Sementes

Miriam é professora de séries iniciais e de Língua Portuguesa. Trabalha nas causas educacionais, territoriais e socioambientais em Paraty desde 1985. Foi regente e coordenadora de Língua Portuguesa no CEMBRA e professora representante regional da Agenda 21 Escolar. Desde 2012, é professora efetiva da rede municipal de Paraty e atua na escola da Zona Costeira João Apolônio dos Santos Pádua, pelo Programa Escolas do Território. Um dos projetos da escola foi editado em mini doc pela Flip 2018 e finalista nacional no Educador Nota 10 em 2019.

Wara Jahuira, de origem Aymara, cresceu entre as verdes montanhas da Serra da Mantiqueira. Estuda desenhos edificadores, além de outras coisas mais. Mãe de duas crianças, Ynaê e Ubirajara. Ávida por novos conhecimentos, ama os povos originários, ressignifica-se com as possibilidades de leitura-imaginação, algo tão forte que há centenas de anos vem revolucionando a história humana.

Mediação: Míriam Esposito e Wara Jahuira