20ª Festa Literária Internacional de Paraty — de 23 a 27 de novembro de 2022

Paraty​

Tal como os textos literários, em que novas leituras são capazes de iluminar pontos até então ocultos, Paraty é algo a ser lido e relido. A localização geográfica da cidade permitiu a preservação das redes de sociabilidade estabelecidas ao longo de séculos. Ali habitavam saberes e modos de vida que, embora descentralizados, mantinham coesos o território ao mesmo tempo que eram capazes de integrar os visitantes. Essa realidade transformou-se gradualmente a partir dos anos 1970, com a inauguração do trecho Rio-Santos da BR-101. Surgiram as casas de veraneio e a cidade se tornou um destino incorporado ao turismo de massa. Ao longo dessas duas décadas de convívio, a Flip promoveu no tecido urbano do sítio histórico ações que se se distanciam do turismo predatório e respeitam sua energia vibrante e seu povo incansável em preservar os seus saberes, além de uma juventude interessada em suas próprias tradições, e consciente a respeito do próprio papel em manter saudáveis as próprias raízes. Paraty sabe, como os sistemas mais sofisticados da natureza, se proteger das ameaças exógenas, ao passo que entende o que o outro tem de bom a oferecer. Nesse jogo, as esferas do público e privado, interno e externo, são borradas em nome de um mecanismo colaborativo e muito mais complexo.

Flip_se Hospitalidade

No ano em que retoma as ruas e praças da cidade após dois anos de pandemia, a Flip lança o programa Flip_se Hospitalidade para fortalecer a rede de parcerias Flip na cidade de Paraty.

Faça parte dessa comunidade e conheça mais de perto a surpreendente cultura de Paraty e a rede de anfitriões que fazem dessa hospitalidade uma experiência singular.

Entre no espírito da Festa, clique aqui para mais informações ou mande um email para hospitalidade@flip.org.br.