20ª Festa Literária Internacional de Paraty — de 23 a 27 de novembro de 2022

Flipinha 2022

É uma alegria imensa voltar a encontrar o público presencialmente na nossa tenda especialmente montada para a Flip, na Praça da Matriz.

A Central Flipinha deste ano vem ainda mais especial num projeto continuado que começamos a desenhar alguns anos atrás e que ganha robustez a cada novo ano. Para selecionar os convidados para a Ciranda dos Autores, promovemos em Paraty ações voltadas para os educadores, sob coordenação da Denise Col, para que se formem mais e mais mediadores de leitura.

O nome, Percurso Formativo Sementes, reforça este nosso objetivo de semear a leitura por toda a cidade, reverberando para além das fronteiras.

A Flipinha, que é a festa das crianças, suas famílias e educadores, terá este ano 15 autores que se encontrarão numa edição histórica, que comemora os 20 anos da Flip. Depois de receber quase 700 títulos de mais de 100 editoras e autores independentes como sugestão, a partir de resenhas e esta curadoria colaborativa, chegamos aos nomes: Mariana Queiroz, Belisa Monteiro, Andrés Sandoval, Fernanda Ozilak, Gabriela Romeu, Renato Moriconi, Fábio Osório Monteiro, Simone Mota, Waldete Tristão, Júlia Medeiros, Angelo Abu, Biry Sarkis, Andrea Oliveira, Everson Bertucci, Mafuane Oliveira e Tino Freitas.

As autoras e autores dialogam com os temas disparadores: processo investigativo, temas “perturbadores”, realismo fantástico e literatura nonsense e escola antirracista para um currículo plural.

Nesta edição, teremos ainda uma programação especial voltada para educadores, na Casa de Cultura, com a presença já confirmada de Conceição Evaristo, Cristine Takuá, Edson Kaiapó e Yaguaré Yamã; além da volta da tradicional Regata INP Flipinha, reforçando a relação histórica da Flipinha com o mar de Paraty, uma parceria com o Instituto Náutico de Paraty (INP); e os livros expostos nos tradicionais Pés de livro!

Seguimos, juntos e juntas, com livros por todos os lados!

Belita Cermelli Diretora de Cultura e Educação da Flip