20ª Festa Literária Internacional de Paraty — de 23 a 27 de novembro de 2022

Institucional

O Educativo Flip é um dos pilares vitais que garantem o funcionamento da Festa Literária Internacional de Paraty e que dão relevância e sentido para o próprio evento. Sua atuação faz parte da história de Paraty e acontece ao longo de todo o ano, ancorada na Biblioteca Comunitária Casa Azul, na FlipZona – A Flip dos jovens – e na Flipinha – a Festa Literária das crianças, suas famílias e educadores.

A Flipinha foi criada para promover a literatura e incentivar a leitura entre alunos e professores da rede escolar de Paraty. Sua programação de mesas literárias (Ciranda dos Autores) teve a participação de mais de 110 autores e ilustradores de literatura infantil desde 2012. A Flipinha desenvolve também atividades que vão além do período de realização da Flip, como seminários, ciclos de literatura e oficinas. Entre 2012 e 2022, 189 escolas participaram das ações da Flipinha. A formação anual de mediadores de leitura é outra tradição do projeto, que já formou mais de 500 mediadores.

Programa de doação de livros: Por meio da parceria com as editoras participantes da Flip, a Biblioteca Comunitária Casa Azul já entregou mais de 40 mil livros para a população de Paraty. Até 2022 mais de 80 instituições receberam as doações. Durante a pandemia de Covid-19, foi viabilizada a doação de 11.626 livros(*) para famílias e crianças paratienses. Para a distribuição desses livros, contamos com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Paraty e das bibliotecas que integram a Rede Mar de Leitores de Bibliotecas Comunitárias. (*11.148 livros chegaram via Fundação Itaú Social que doou kits de livros do programa Leia para uma criança e 478 livros vieram de editoras parceiras do Educativo Flip).

Pés de Livros

Instalações, que historicamente eram realizadas na Praça da Matriz durante a Flip, em que diversas obras de literatura infantil e juvenil são penduradas nas árvores e ficam à disposição dos pequenos leitores. As crianças contam com a mediação de leitura dos mediadores formados nas ações pré-evento.

Regata Literária INP-Flipinha

Reforçando a relação histórica da Flip com o mar de Paraty pretendemos realizar, mais uma vez, a Regata Literária INP-Flipinha, tradicional parceria da Flipinha com o INP – Instituto Náutico de Paraty, que promove entre os jovens velejadores esta competição. Na atividade, os participantes devem percorrer trajetos delimitados, por meio de marcações feitas com boias. A premiação inédita deste ano será em forma de incentivo a leitura: um conjunto de livros será entregue aos vencedores.