20ª Festa Literária Internacional de Paraty — de 23 a 27 de novembro de 2022

Casa República.org

Pela primeira vez, o Republica.org terá uma casa na Festa Literária Internacional de Paraty. A Casa Republica.org traz uma programação singular que reforça os princípios do instituto: a importância dos governos e das pessoas no serviço público para o país e para a democracia. 

Com curadoria da jornalista Daniela Pinheiro, a programação vai de mesas com biógrafos de escritores-servidores renomados – como Humberto Werneck falando sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade e Ivan Marques sobre João Cabral de Mello Neto – a escritores premiados que dividem seu tempo entre a repartição e a literatura. Caso de Itamar Vieira Jr., funcionário do Incra e autor do aclamado Torto Arado; de Paulliny Tort, servidora da Empresa Brasileira de Comunicação e autora de ‘Erva brava’, eleito melhor livro de contos pela Associação Paulista dos Críticos de Artes; e Mariana Salomão Carrara, defensora pública, com seu “Se Deus me Chamar Não Vou, finalista do prêmio Jabuti. 

Uma das atrações da casa será a presença da prêmio Nobel de Literatura 2022, a francesa Annie Ernaux, ex-professora de escola pública, conversando com o premiado escritor Geovani Martins, ex-aluno de escola pública, sobre literatura e vida pública. Ainda durante a programação, haverá o pré-lançamento de dois livros em parceria com a República.org sobre questões do Estado brasileiro. 

Também haverá debates sobre temas que vão ocupar boa parte da agenda política no próximo governo, como a reforma tributária e questões ligadas ao Judiciário.

Programação

 

24/11 – Quinta-feira

11h – “A vida em Papelópolis”: o biógrafo Humberto Werneck conversa com Paulo Roberto Pires sobre Carlos Drummond de Andrade.
12h30- “Liberdade, expressão e diálogo”: A jornalista Daniela Pinheiro conversa com o criminalista Pierpaolo Bottini, a atriz e ativista Manuela Llerena e o dramaturgo e diretor teatral Pedro Kosovski. (mesa apresentada por Samambaia Filantropias)

 

25/11 – Sexta-feira
15h3 – “Notas da repartição”. A escritora e servidora pública Mariana Salomão Carrara conversa com Paulo Werneck.
17h- “A gente não quer só dinheiro: o que se espera da futura reforma tributária”. O economista Rodrigo Orair e o tributarista Luiz Gustavo Bichara conversam com Clara Marinho. (mesa apresentada por Samambaia Filantropias)
19h- “Estado Crítico, Estado Criativo”: Plínio Fraga conversa com Chico Gaetani e Larissa Guimarães.

 

26/11 – Sábado
10h30- “Anos de vida pública”: o escritor e servidor público Itamar Vieira Jr. conversa com Paulo Werneck.
12h30- “Na hora do expediente”: o biógrafo Ivan Marques conversa com Paulo Roberto Pires sobre João Cabral de Melo Neto.
17h – “Contos da vida burocrática”: a escritora-servidora  Paulliny Tort conversa com Plínio Fraga.
19h – “Reconstruindo o Estado no Século 21”: os autores Chico Gaetani e Miguel Lago conversam com Alessandra Orofino.

 

27/11 – Domingo
República.org e Casa Folha apresentam:
10h – “Um acontecimento…literário”: uma conversa entre a vencedora do prêmio Nobel Annie Ernaux e o escritor Geovani Martins.
Local: Casa Folha (Rua do Comércio, 8, Centro Histórico)