20ª Festa Literária Internacional de Paraty — de 23 a 27 de novembro de 2022

Cinema da Praça

24/11 – Quinta-feira 
15h – Os Anos da Super 8, Dir. David Ernaux-Briot e Annie Ernaux – FRA – DOC – 2022 – 1h00  – 12 anos
“Ao rever nossos filmes em Super 8, rodados entre 1972 e 1981, me ocorreu que eles não eram apenas um arquivo familiar, mas um testemunho dos passatempos, estilo de vida e aspirações de uma classe social na década após 1968. Eu queria incorporar essas imagens silenciosas em uma história que combinasse o íntimo com o social e com a história, para transmitir o gosto e a cor daqueles anos.” – Annie Ernaux, Prêmio Nobel de literatura.
17h – Utopia Brasil, Dir. Newton Cannito – BRA – DOC – 2022 – 1h24 – Livre
Uma análise de como a cultura brasileira, em especial a Antropofagia e a Tropicália, pode contribuir no surgimento de uma nova utopia planetária.

20h – Gyuri, Dir. Mariana Lacerda – BRA – DOC – 2022 – 1h28 – Livre
Uma linha geopolítica improvável entre a pequena aldeia húngara de Nagyvárad e a Terra Indígena Yanomami, na Amazônia brasileira. Judia, sobrevivente da Segunda Guerra, Claudia Andujar exilou-se no Brasil e dedicou a vida à salvaguarda dos povos Yanomami. Nas palavras da diretora Mariana Lacerda: “Gyuri é um filme que tenta seguir os passos de Claudia no seu desejo de coexistência de mundos. Um documentário com e para Claudia Andujar, ela que desenhou uma linha geopolítica improvável que nasce na então pequena e destruída cidade de Nagyvárad em guerra, na Hungria, e alcança florestas amazônicas vivas, pulsantes. Eis nossa pequena aposta, o cinema enquanto meio e fim, que faz dilatar o tempo das relações, que promove os encontros e as aproximações entre territórios, entre os povos das cidades e aqueles da floresta.

 

25/11 – Sexta-feira
15h – Os Anos da Super 8, de David Ernaux-Briot e Annie Ernaux – FRA – DOC – 2022 – 1h00  – 12 anos
17h – Clarice Lispector – a descoberta do mundo, de Taciana Oliveira – BRA – DOC – 2021, 1h42 – Livre
Ensaio documental criado a partir de uma seleção de depoimentos da escritora Clarice Lispector e entrevistas com amigos e familiares em uma costura poética visual de trechos adaptados da sua obra. O filme contempla a exibição de material inédito e resgata a participação da escritora no programa “Os mágicos” da TV Educativa, em dezembro de 1976.
20h – Doutor Gama, de Jeferson De – BRA – Histórico – 2021 – 1h20 – 12 anos
Doutor Gama é um filme biográfico sobre a vida do escritor, advogado, jornalista e abolicionista Luiz Gama, uma das figuras mais relevantes da história brasileira. Ele utilizou todo seu conhecimento sobre as leis e os tribunais para libertar mais de 500 escravos durante sua vida. Nascido de ventre livre, Gama foi vendido como escravo aos 10 anos para pagar dívidas de jogo de seu pai, um homem branco. Mesmo escravizado, ele conseguiu se alfabetizar, assim conquistou sua liberdade, se tornando um dos mais respeitados advogados de sua época.

 

26/11 – Sábado
15h – Pluft, o fantasminha, de Ros
ane Svartman – BRA – Aventura – 2021 – 1h28 – livre

A menina Maribel e o fantasma que morre de medo de gente desenvolvem uma inesperada amizade. Um dia, ela é sequestrada pelo pirata Perna de Pau, que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o velho morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião, João e Juliano, muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota.

17h – A Última Floresta, de Luiz Bolognesi – BRA – DOC –  2021 – 1h14 – 14 anos
Em um grupo Yanomami isolado na Amazônia, o xamã Davi Kopenawa Yanomami tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos; e Ehuana, que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que aconteceu em seus sonhos.
18h30 – Sessão Paraty:
N. Senhora dos Remédios de Paraty, de Nelson Mattos Penteado – BRA – DOC – 1966 – 18 min – livre
Luzes no submersos Mundos, de Fabio Canale e Mariana Savioli – BRA – Curta – 2022 – 15 min – livre

O filme conta a história de uma atriz que começa a descobrir a vida do artista Zé Kleber durante sua participação na gravação de um filme sobre ele na cidade de Paraty.

20h – Amazônia, a nova Minamata?, de Jorge Bodanzky – BRA – DOC – 2022 – 1h10 – 10 anos
Acompanhando médicos e pesquisadores que investigam a contaminação de mercúrio na Amazônia hoje, este filme resgata a história de Minamata no Japão, enquanto desvenda o real tamanho dessa ameaça para a floresta e seus habitantes.

 

27/11 – Domingo
15h – Pluft, o fantasminha, de Rosane Svartman – BRA – Aventura – 2021 – 1h28 – livre
17h – Clarice Lispector – a descoberta do mundo, de Taciana Oliveira – BRA – DOC – 2021, 1h42 – livre
18h30 – Sessão Paraty:
Um dia na vida em Paraty e Ilha Grande, de Amanda Hadame – BRA – DOC –  2022 – 1h10 – livre
Em 2019, Paraty e Ilha Grande receberam o título de patrimônio mundial pela Unesco, reconhecidos pela sua biodiversidade e pelo valor de suas culturas. O ambiente natural preservado e os modos de ser e fazer das populações tradicionais – sobretudo indígenas, caiçaras e quilombolas – são elementos indissociáveis. Mas apesar do reconhecimento mundial e as legislações nacionais de proteção, muitas são as pressões econômicas que recaem sobre esses territórios.

Nessa série, acompanhamos um dia na vida de oito pessoas ou núcleos familiares, cada qual habitando um ponto de Paraty e Ilha Grande.

20h – Doutor Gama, de Jeferson De – BRA – Histórico – 2021 – 1h20 – 12 anos