O escritor e poeta André Gravatá foi convidado pelo Educativo Flip para conduzir movimentos do terceiro encontro da “Sementeira de leitura: a mediação na prática docente”, formação em mediação de leitura realizada com equipes da Secretaria de Educação de Paraty. As atividades aconteceram hoje, 19, na Escola Municipal Pequenina Calixto, na região central do município.
André provocou o grupo a pensar o significado das palavras e propôs reflexões a respeito das palavras frias, quentes, molhadas, cheirosas, tristes, alegres. O resultado foi pura poesia!
Na Escola Municipal do Quilombo do Campinho as crianças receberam o convite do poeta para criarem imagens poéticas na Operação Flipinha. Depois de ouvirem histórias sobre o pulo da carpa e inspirações da obra de André, estudantes criaram ilustrações sensíveis a respeito desse encontro com o autor.
A potência dessa experiência ganhou outros contornos na turma do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na escola municipal no Cabral. Pela primeira vez o Educativo Flip realizou a Operação Flipinha com estudantes adultos e o movimento foi muito inspirador. Em roda, senhoras e senhores moradores do bairro compartilharam lembranças de suas vidas. “Quanta poesia encontramos nos relatos das pessoas”, comemorou André. É a poesia dos detalhes, do cotidiano, que tanto emocionou todo mundo que teve a oportunidade de participar dos encontros.
Texto: Débora Monteiro
Fotografia: Gabriel Tye