Com espaço cada vez mais valorizado no mercado editorial, a literatura para as infâncias e juventudes segue a todo vapor na Flip com a tradicional programação de mesas literárias com autores, pés de livros, regata, apresentações artísticas e mediação de leitura.
Desde sua primeira edição em 2003, a Flip constrói pontes entre a literatura e o território, abrindo caminhos para identificar, revelar, valorizar e preservar o patrimônio imaterial de Paraty e, por meio do seu Programa Educativo, esse objetivo se estende a crianças, jovens e educadores.
O mercado editorial brasileiro encolheu 6% em 2023, mas a literatura infantil cresceu 7%, segundo a Nielsen BookData – o que representa 14% do comércio de livros no país. Depois de atuar com constância e diversidade em atividades possibilitadas pela criação da Casa Flipeira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, nesta 22ª edição, o Educativo Flip imprime ainda mais intensidade às suas atividades.
De março para cá, autores foram convidados a visitar escolas, participar de encontros, realizar intervenções poéticas e integrar uma programação itinerante, promovendo interações multidisciplinares, multimídia e multigeracionais, e mantendo, como estrutura viva e dinâmica, a função pública de um espaço de encontro, com especial atenção aos educadores da rede municipal de ensino e aos moradores do bairro Ilha das Cobras e entorno. Até o momento, foram contempladas 26 escolas públicas e cerca de 3.470 estudantes.
De 9 a 13 de outubro, quando acontece a Flip, a programação continua e se estende para as tradicionais mesas literárias com autores, pés de livros, regata, apresentações artísticas e mediação de leitura. Na Central Flipinha, 24 autores encontrarão o público para falar sobre seus livros e discutir assuntos que se desdobram do tema disparador desta edição que é “ponto de encontro”. “O ponto, presente tanto na matemática quanto na gramática, é peculiar: para a primeira, ele não possui dimensão ou forma, enquanto para a segunda, orienta a leitura e marca as pausas. O encontro, por sua vez, nos aproxima, nos coloca frente a frente, permitindo debates, embates e confluências. Nos pontos de encontro, linhas de pensamento se cruzam, perspectivas se tocam e corpos se encontram em abraços”, diz Belita Cermelli, Diretora de Cultura e Educação da Flip.
Como nos últimos anos, as editoras e autores foram convidados a enviar sugestões de obras que dialogassem com o tema definido pelo Educativo Flip para cada edição. Ao todo, foram enviados 810 títulos, cerca de 2.430 exemplares – o maior número desde o início desta iniciativa em 2022, quando foram recebidos 450 títulos. Em 2023, o número chegou a 631.
Na Central Flipinha, montada na tenda da Praça da Matriz, as mesas literárias começam na quinta-feira, dia 10, e acontecem em quatro horários – com exceção da quinta-feira, com o cortejo de abertura e três mesas, e no domingo, com uma sessão de filmes da FlipZona.
Entre os autores confirmados, temos: Alexandre Rampazo, Ana Fátima, Bianca Santana, Caroline Carvalho, Clara Alves, Clara Gavilan, Claudio Fragata, Eliana Alves Cruz, Everson Bertucci, Flávia Martins de Carvalho, Geni Núñez, Gustavo Cerqueira, Jeferson Tenório, Kal Ribeiro, Kiusam de Oliveira, Luana Vignon, Luiz Antonio Simas, Manuela Navas, Otávio Júnior, Pamela Vaz, Paula Schiavon, Sofia Mariutti, Socorro Acioli, Stênio Gardel e Tino Freitas.
Ao final desta edição, a Casa Flipeira também será responsável pela continuidade e gestão das doações de livros realizadas pelo Educativo Flip, que, por meio da parceria com as editoras participantes da Festa Literária, já entregou mais de 80 mil livros para a população de Paraty. Até 2023, mais de 80 instituições receberam as doações.
A programação da Flipinha e da FlipZona deste ano conta com o apoio da Editora Aletria, Editora Baião, Editora Brinque-Book, Editora Caixote, Editora Camaleão, Editora Ciranda na Escola, Editora Companhia das Letrinhas, Editora HarperKids, Editora Livros da Matriz, Editora Malê, Editora Miolo Mole, Editora Mostarda, Editora Paidós, Editora Peirópolis, Editora PeraBook, Editora Reco-Reco, Editora Selo Off Flip e Editora Seguinte.