O Programa Artístico da Flip atua no campo expandido da literatura, construindo uma experiência integrada entre as mais diversas linguagens artísticas e uma profunda relação com o território de Paraty.
Literatura, cidade, arquitetura, design gráfico, cenografia, arte, cinema, música compõem a singularidade da linguagem Flip em cada edição.
Fazem parte do Programa Artístico: a Programação Principal com mesas literárias, a Flip+, as atividades das Casas Parceiras e da Praça Aberta e várias iniciativas durante o ano, como oficinas de cenografia, de arquitetura efêmera, de mediação de leitura, vivências e imersões.
programação principal
Composta tradicionalmente por 20 mesas, distribuídas de quarta a domingo, a Programação Principal da Flip acontece no Auditório da Matriz, que conta com aproximadamente 500 lugares, com 10% dos ingressos de cada mesa disponibilizados de forma gratuita e 20% vendidos a preços populares, com prioridade para moradores de Paraty, que têm acesso antecipado à compra. Esses encontros, concebidos pela curadoria literária, são transmitidos simultaneamente de forma gratuita no Auditório da Praça, com capacidade para cerca de 500 pessoas. São ao todo 1000 lugares sentados, todos com acesso a headset com canais de tradução simultânea e audiodescrição. As mesas também são transmitidas pelo canal oficial da Flip no Youtube e pelo canal Arte1.
flip+
A Flip+, criada em 2019 com o objetivo de reunir parceiros e conteúdos em diálogo com a Programação Principal, apresenta atividades diversificadas, com conversas, sessões de cinema e performances, enriquecendo as abordagens da Festa.
casas parceiras
O programa das Casas Parceiras, criado pela Flip há mais de 10 anos, tem como objetivo abrir espaço para que editoras, meios de comunicação e outras instituições possam trazer ao público da Festa suas programações culturais. A Flip organiza a presença das Casas no tecido urbano e cultural da cidade, que se abre durante a Festa para centenas de manifestações culturais independentes e em sincronia.
praça aberta
Criada em 2018 como uma ampliação simbólica da Praça da Matriz no Areal do Pontal, a Praça Aberta oferece uma oportunidade de fortalecimento do diálogo entre escritores, artistas, moradores e visitantes. Esse é um dos espaços que refletem a diversidade característica da Flip, promovendo diferentes formas de circulação e conexão entre os integrantes da Festa, que compõem o todo de maneira orgânica.
assine nossa newsletter
fique por dentro das principais notícias sobre a Flip e receba a cobertura diária da Festa em seu e-mail