imagens-site-2

Coletivos de leitura dão voz a Maria Firmina dos Reis durante a 20ª Flip

Inspirada pelo legado de inclusão através da literatura de Maria Firmina dos Reis, a Flip promoveu, no...
Leia mais
52520446041_8b98bef94c_c

Homenagem a Maria Firmina dos Reis, tributo a Annie Ernaux e proliferação de vozes: saiba como foi o programa principal da 20ª Flip

De 23 a 27 de novembro, após duas edições virtuais, a Flip voltou às ruas de Paraty para completar 20...
Leia mais
Flip 2022 |  Diamante Rubro

Annie Ernaux encanta o público da Flip

A mesa 14: Diamante Rubro estava marcada para começar às 15h no sábado, dia 27 de novembro, trazendo...
Leia mais

Flip 20 anos

Há 20 anos, a Flip é uma experiência única: os encontros promovidos nos cinco dias de Festa são apenas parte de uma manifestação cultural muito mais ampla. São, na verdade, fruto de uma relação que atravessa as ruas da cidade de Paraty, durante todos os meses do ano, promovendo uma profunda transformação nas vidas e perspectivas de seus cidadãos.  

Ao ocupar os espaços públicos com cultura, e ao promover mecanismos de troca entre aqueles que transitam e aqueles que vivem no território, a Flip condensa uma dupla singularidade: diferencia-se de outras festas e festivais literários, da mesma forma que, ao incorporar-se no intenso calendário de comemorações populares de Paraty, reafirma sua conexão com o território do qual emerge.

 As discussões promovidas nas mesas literárias reverberam nas ruas coloniais da cidade, permitindo a construção de novas visões e formas de conhecimento, que reafirmam a riqueza de sua cultura. E os dias de realização da Flip são uma oportunidade de mostrar para o mundo essa cultura tão particular.