casa flipeira

Em 2024, nossa maior novidade é a inauguração de uma nova frente de atuação: a Casa Flipeira. Esta iniciativa resulta da colaboração entre a Secretaria Municipal de Educação e o Educativo Flip, formalizada pelo Termo de Colaboração nº 002/2023 – Processo nº 24.377/2023, firmado pela Prefeitura Municipal de Paraty e pela Associação Casa Azul em 22 de novembro de 2023.

A Casa Flipeira funciona como um espaço de acolhimento para a população local, oferecendo formações para educadores, programação artística e cultural do Educativo Flip ao longo do ano, além de um acervo diversificado de livros voltado para a literatura infantil e juvenil. Os livros estão disponíveis para leitura no local, com mediação de leitura oferecida. A Casa Flipeira também gerencia a continuidade das doações de livros realizadas pelo Educativo Flip, que, em parceria com as editoras participantes da Festa Literária, já entregou mais de 60 mil livros à população de Paraty. Até 2023, mais de 80 instituições foram beneficiadas com essas doações.

Buscamos, por meio do convívio, promover o acolhimento das múltiplas leituras presentes nos territórios, incentivando trocas e experiências que fortalecem identidades, o senso de pertencimento comunitário e a disseminação de diversos valores de cidadania cultural. Nosso compromisso é com a formação de leitores e o fortalecimento da escrita em sua função social.

Para 2024, estão previstas as seguintes ações:

Mediação de leitura
Oferta de mediação de leitura e contação de histórias ao público espontâneo da Casa Flipeira e nas diversas escolas da rede municipal de ensino por meio do programa Sementes na Escola. As atividades são conduzidas por profissionais capacitados com um acervo selecionado.

Módulos Biblioteca
Expansão do programa de distribuição dos Módulos Biblioteca. O Educativo Flip disponibiliza acervos de 150 livros para utilização e mantém uma parceria cooperativa para zelar pela conservação do acervo, realizando a troca ou recuperação em caso de danos.

Programa de doação de livros
Continuidade das doações de livros para alunos, escolas, bibliotecas e outros espaços de leitura já existentes.

Casa Flipeira – Endereço

Av. José do Patrocínio, 93, Ilha das Cobras (na rua de acesso ao Cais de Pesca)

Funcionamento:

Terça-feira é dia de Escola na Casa, quando recebemos estudantes de escolas públicas e particulares para atividades das 9h às 17h (agendamento prévio por e-mail: gilmara.rocha@flip.org.br)

O público em geral está convidado a acompanhar a programação de quarta a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h.