Soluções para redução de plástico na preservação da biodiversidade marinha de Paraty

Categoria:

A conexão da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip com a cidade da qual emerge é profunda; ela nasce da leitura territorial sobre a borda d’água da região e sobre a ocupação dos seus espaços públicos por meio da cultura como forma de desenvolvimento qualificado e sustentável. Em 2022, a Flip deu um passo além nesse sentido ao firmar parceria com a Oceana, ONG internacional voltada exclusivamente para a proteção dos oceanos, para reduzir o consumo de itens básicos descartáveis e, assim, iniciar o processo de para se tornar uma Zona Livre de Plásticos (ZLP).

Uma série de ações foram tomadas para atingir esse objetivo. Com apoio da Suzano, foram disponibilizados 10 mil copos de papel em áreas estratégicas, para diminuir a utilização de copos de plástico e garrafas PET durante os dias de festa. Bebedouros foram instalados para que as equipes de produção e montagem pudessem usar xícaras e copos reutilizáveis durante o trabalho, diminuindo ainda mais a dependência dos galões e copos plásticos. 

Em especial no Auditório da Matriz, palco dos aguardados encontros entre célebres nomes da literatura nacional e internacional, foi proibida a entrada de copos descartáveis, garrafas PET e sacolas descartáveis. Além de fortalecer campanhas de comunicação para a conscientização de parceiros, colaboradores, equipe e fornecedores, incluindo a rede de pousadas e restaurantes de Paraty, foram feitas parcerias com a Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Paraty para a coleta seletiva e o direcionamento de resíduos recicláveis e, com as secretarias do Meio Ambiente e de Obras, para que essas ações tenham repercussão em longo prazo. 

A Oceana também esteve presente na Festa com uma mesa na programação Flip, “Preservação e biodiversidade em questão”. Na quinta-feira, dia 24 de novembro, às 18h30,  o secretário municipal do meio ambiente de Paraty, Vinicius Soares; o educador ambiental e membro da secretaria de pesca e agricultura de Paraty, Márcio Rogério; e o analista de campanhas da Oceana Brasil, Iran Magno, discutiram a importância da redução no consumo de plástico e outros materiais nocivos à preservação do ecossistema marinho. Sob a mediação da educadora ambiental e membro da secretaria do meio ambiente, Daniela Oliveira, eles conversaram sobre as particularidades dos ecossistemas marinhos de Paraty. Constituídos por manguezais ricos em biodiversidade, esses ambientes sofrem grave ameaça devido ao fluxo de lixo que é descartado na cidade, tornando-se urgente a adoção de medidas de conservação e pensar em soluções de estímulo à economia circular e à educação ambiental focando na conscientização da juventude.

A parceria entre a Flip e a Oceana seguirá para além da festa, em campanhas de conscientização e ações de longo-prazo.

Compartilhe esta notícia: