Flip leva a obra de Clarice Lispector para Festival de Literatura de Berlim

Categoria:

A Festa Literária Internacional de Paraty – Flip participou, em 2022, do Festival Internacional de Literatura de Berlim, que aconteceu de 7 a 17 de setembro. Desde 2011, o festival ocupa a vida cultural da cidade, com leituras, debates e encontros realizados em diversos espaços.

A cada ano, o Festival de Berlim mobiliza sua rede de parceiros ao redor do mundo para, em seu primeiro dia de atividades, promover leituras dedicadas a algum tema urgente. Em 2022, a chamada para a tradicional worldwide reading voltou-se à literatura ucraniana. Instituições culturais e educativas do mundo inteiro se organizaram para, no dia 7 de setembro, ler e debater textos ucranianos como forma de chamar atenção para os efeitos devastadores da guerra no país.

A Flip atendeu ao chamado com um encontro dedicado a Clarice Lispector, autora homenageada pela Festa em 2005. No dia 5 de setembro, Fernanda Bastos, uma das curadoras da 20a edição, e Teresa Montero, biógrafa de Clarice, conversaram sobra a vida e obra da autora que nasceu na Ucrânia, veio para o Brasil com a família há cem anos, fugindo de outra guerra, e tornou-se reconhecida como uma das mais importantes escritoras brasileiras.

 

Leituras de Maria Fernanda Cândido

 

O encontro contou, ainda, com leituras de textos de Clarice Lispector selecionados por Maria Fernanda Cândido. A atriz, que se prepara para estrear, em Paris, uma peça adaptada de contos da autora, elegeu passagens incluídas nas obras Onde estivestes de noite, A descoberta do mundo e Laços de família – todas publicadas no Brasil pela Rocco, casa editorial da escritora.

Com direção de Antônio Interlandi e dramaturgia de Catarina da Motta Brandão, a peça estrelada por Maria Fernanda Cândido entrará em cartaz no teatro L’Accord Parfait e terá a participação da pianista Sônia Rubinsky.

Compartilhe esta notícia: