David Jackson

Kenneth David Jackson nasceu em 1944, nos Estados Unidos. É professor de Literatura Luso-Brasileira na Yale University. Doutorou-se com o poeta português naturalizado brasileiro Jorge de Sena, em 1973, na Universidade de Wisconsin-Madison. Ao longo da carreira, pesquisou os movimentos modernistas na literatura e outras artes, a cultura portuguesa na Ásia, poesia, música e etnografia.

É cotradutor para o inglês dos romances modernistas Parque Industrial (1933), de Pagu, e Serafim Ponte Grande (1933), de Oswald de Andrade. Atualmente prepara duas obras dedicadas ao jornalismo de Pagu: Palavras de rebeldia: uma antologia do jornalismo de Patrícia Galvão (Edusp); e Jornalismo de Patrícia Galvão em 4 vols: “Pagu e a política”, Arte e literatura”, “Teatro Contemporâneo”, “Grandes autores mundiais” (ePub, Edusp).

Entre os seus livros estão Cannibal Angels: Transatlantic Modernism and the Brazilian Avant-Garde (2021), Machado de Assis: A Literary Life (2015), Adverse Genres in Fernando Pessoa (2010), Oxford Anthology of the Brazilian Short Story (2006), e Haroldo de Campos: A Dialogue with the Brazilian Concrete Poet (2005).