Ciclo da autora homenageada

Categoria:

Flip + CPF Sesc

24, 25, 26, 27 e 28 de outubro

CPF Sesc, em São Paulo, com transmissão online

Clique aqui para assistir!

Patrícia Rehder Galvão, a Pagu

Cartunista, jornalista, dramaturga, poeta, tradutora, crítica literária e multiartista, Patrícia Rehder Galvão atuou ativamente nos movimentos feminista, vanguardista e antifascista. O ativismo da autora e a dedicação à causa proletária, junto ao PCB, rendeu diversas passagens pela prisão, um trauma que deixou cicatrizes em seu estado psíquico. Pagu publicou os romances Parque Industrial (edição da autora, 1933), sob o pseudônimo Mara Lobo, considerado o primeiro romance proletário brasileiro, e A Famosa Revista (Americ-Edit, 1945), em colaboração com Geraldo Ferraz. Parque Industrial foi publicado nos Estados Unidos em tradução de Kenneth David Jackson, em 1994, pela University of Nebraska Press, e na França, em tradução e edição crítica de Antoine Chareyre, em 2015. Escreveu também contos policiais, sob o pseudônimo King Shelter, publicados originalmente na revista pulp Detective, publicada pelo Diários Associados. Alguns desses textos foram dirigidos pelo dramaturgo Nelson Rodrigues, e depois reunidos em Safra Macabra (Livraria José Olympio Editora, 1998). Para o teatro, traduziu grandes autores até então inéditos no Brasil, como James Joyce, Eugène Ionesco, Fernando Arrabal e Octavio Paz. Profundamente engajada com as questões sociais e anticonvencional por excelência, a obra de Galvão foi, ao longo do tempo, abraçada por mulheres, feministas, concretistas, marxistas, além das mais variadas correntes artísticas e sociais, que enxergam na figura de Pagu um emblema da força feminista e vanguardista.

Realizado em parceria com Centro de formação e pesquisa do Sesc (CPF Sesc), o Ciclo da autora homenageada, tem como objetivo analisar criticamente a obra de Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, homenageada da 21ª Flip. Inspirado pela produção de Pagu, intelectuais, escritoras e escritores debatem o impacto da autora no seu tempo, e o legado que ela deixa presente em nossos dias. Para dar conta das múltiplas facetas da obra da autora, esse ciclo é organizado em diversos encontros, em que especialistas irão refletir sobre aspectos específicos da obra de Pagu.
A programação tem ao todo cinco mesas de debate e uma leitura dramática inspirada em sua vida-obra.

Os encontros acontecerão na unidade do CPF Sesc, na capital paulista, e serão transmitidas virtualmente pelos nossos canais no YouTube. As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas no site do CPF Sesc.

 

Programação:

24.10 (terça-feira), das 19h30 às 21h30 – Mesa 1: As Pagus de cada um
Convidados: Lúcia Maria Teixeira, Marcelo Ariel e Rudá K. Andrade.
Mediação: Fernanda Bastos

25.10 (quarta-feira), das 19h30 às 21h30 – Mesa 2: Pagu e a escrita de mulheres
Convidados: Adriana Armony, Constância Lima Duarte e Maria José Silveira.
Mediação: Mirian Santos

26.10 (quinta-feira), das 19h30 às 21h30 – Mesa 3: Poéticas de Pagu
Convidados: Cida Pedrosa, Nádia Gotlib e Telma Scherer.
Mediação: Natália Agra

27. 10 (sexta-feira), das 19h30 às 21h30 – Mesa 4: Arte, Jornalismo e Prisão: A vida intensa de Pagu
Convidados: Gênese Andrade, Lia Zatz e Preta Ferreira.
Mediação: Fernanda Bastos

28.10 (sábado), das 15h às 18h – Apresentação artística + bate papo: Pagu e o teatro
Leitura dramática: Martha Nowill
Convidadas: Christiane Tricerri, Gilka Verana e Lilian de Lima.
Mediação: Noemi Jaffe

 

 

Compartilhe esta notícia: