Curadoria

O Programa Educativo da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece de 22 a 26 de novembro de 2023, tem nesta edição uma curadoria compartilhada com o Sesc, respeitando o processo participativo desenvolvido com os educadores de Paraty nas atividades prévias do Percurso Formativo Sementes.

Como nos últimos dois anos, a curadoria teve início com o chamamento às editoras que, desta vez, permitiu que fossem colocados no território mais de 600 títulos novos e a curadoria participativa, de caráter reflexivo-formativo, que envolveu parceiros, professores e cidadãos de Paraty com interesse e atuação nos processos educativos. 

Ao relacionar as urgências contemporâneas sobre o modo como de habitar o planeta, chegou-se ao questionamento sobre como a literatura habita Paraty e, mais especificamente, como a literatura habita currículos institucionais e comunitários, bem como a necessidade contemporânea de enfatizar as conexões entre currículo e cultura, território simbólico construído com a Flipinha e a FlipZona.

Pelo Educativo da Flip, a comissão curatorial 2023 é formada por Denise Col, Lúcia Caetano e Luis Filipe Pôrto, enquanto que, pelo Sesc, estão Diogo Borges, Diogo Brunner e Henrique Rodrigues.

Denise Carlos de Col

Ao longo de sua formação, focalizou seus estudos nos processos de aquisição da leitura e da escrita (alfabetização) e no campo da literatura para crianças e jovens.
Trabalhou como professora alfabetizadora e da primeira fase do Ensino Fundamental na rede particular de ensino da cidade de São Paulo e foi coordenadora pedagógica da mesma rede.
Hoje atua como assessora pedagógica e formadora de professores em diferentes municípios das regiões norte, sudeste e sul do país.
Desde 2021, faz parte da equipe do Educativo Flip coordenando o Percurso Formativo Sementes – formação de mediadores de leitura – e o processo de curadoria participativa da Flipinha.

Diogo Borges

Diogo Borges é poeta, contador de histórias e analista de Literatura do Sesc Nacional, onde coordena projetos como o Arte da Palavra e o Prêmio Sesc de Literatura. É graduado em Letras, possui especialização em Literatura e Arte pela PUC-Rio e em Narração de Histórias pela Casa Tombada – São Paulo. Pela editora TAUP, lançou os livros de poesia Estranha língua (2022) e Da casa (2023).

Diogo Brunner

Diogo Brunner é graduado em Ciências Sociais e mestre em Literatura e Vida Social ambos pelas UNESP. É criador, gestor e produtor de projetos na área da cultura. Autor do romance “Da praça da igreja acho que nem deus vê o mar” (Moinhos, 2018) e idealizador e diretor do documentário “Narrativas Caiçaras” (2017). Atualmente trabalha como analista de Literatura do Polo Sociocultural Sesc Paraty/Departamento Nacional.

Henrique Rodrigues

Henrique Rodrigues nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro/RJ, em 1975. É doutor em Literatura pela PUC-Rio e publicou 24 livros, entre poesia, crônica, romance, infantil e juvenil, tendo sido semifinalista do Prêmio Oceanos por “O próximo da fila” (Record) e semifinalista do Jabuti por “Rua do Escritor: crônicas sobre leitura (Malê)” e “Fábulas cabulosas e outras histórias subversivas” (Rocco). Já palestrou em espaços culturais no Reino Unido, França, Portugal, Espanha e Bélgica, onde coordenou a residência artística Cine Luso, em 2019. É analista de Literatura do Sesc Nacional e colunista do portal PublishNews, onde escreve sobre vida literária.

Lucia Caetano

Lucia Caetano é jornalista com mestrado em Educação Midiática e Informacional. Desde 2009 atua no terceiro setor, como diretora do Instituto Asas Comunicação Educativa, organização social em que coordena atividades de mídia-educação dirigidas à juventude. É flipeira desde a primeira edição da festa literária e desde 2017 é a coordenadora das oficinas Jovem Repórter, parte integrante da programação da FlipZona, a plataforma jovem da Flip.

Luis Filipe Pôrto

Artista, educador e amante da natureza, nasceu e viveu grande parte da vida em Venda Nova do Imigrante (Espírito Santo). Graduado em Artes Visuais (UFES), compôs a equipe educativa de instituições como Museu de Arte do Espírito Santo, Instituto Tomie Ohtake, Sesc Pompéia, Sesc Sorocaba e Bienal Internacional de Arquitetura. De 2016 a 2018, coordenou as ações educativas da Associação Cultural Videobrasil e, atualmente, desenvolve formações de educadores e supervisores em diversas instituições culturais. Coordena, desde 2019, o Programa Educativo da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, sendo responsável pela coordenação de conteúdo da Flipinha e da FlipZona. Em 2020, idealizou a Residência das Plantas – imersão artística em arte-natureza. Enquanto artista, seus procedimentos tratam de um espaço particular, utópico, que reconstrói uma paisagem afetiva de sua memória a partir de referências a elementos naturais e simbólicos de seu ambiente de origem.

Juntam-se a eles os participantes do Percurso Formativo Sementes, as educadores e educadores: Caroline Franklin, Davi Alves, Dayene Silva Marcos, Gabriela Lizeth Gonzalez, Jeferson Reis da Silva, Jessica Helena Paravizo Sales, José Cezar Caetana, Jucilene Teodoro dos Prazeres, Júlia Schimidt, Karen Mainardes, Lúcia Louíze dos Santos, Luiza Helena Martins, Maia Costa Pigot, Maria Vitória Coelho Santana, Marinês Costa de Alvarenga, Mayara Ayres, Mayra de Souza Fontebasso, Miriam Esposito, Osiara Pereira da Silva Guedes, Rebeca Gibrail, Sheyla Marques Moreira, Simone André.