Dupla Curatorial

A Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece de 22 a 26 de novembro de 2023, tem curadoria da dupla Fernanda Bastos, jornalista gaúcha e editora de livros, e Milena Britto, professora da UFBA. Ambas estrearam na curadoria da Flip 2022, quando formaram um coletivo ao lado de Pedro Meira Monteiro. “O ponto fundamental que caracteriza o trabalho da dupla curatorial é que, tanto a Fernanda quanto a Milena, são leitoras de vários conjuntos, de vários brasis. São faróis que iluminam caminhos ainda pouco percorridos na nossa paisagem cultural e literária”, diz Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip.

Fernanda Bastos

Jornalista, tradutora e editora de livros. Fundou, ao lado do crítico literário Luiz Mauricio Azevedo, a editora Figura de Linguagem, casa negra e independente sediada em Porto Alegre, para a qual colabora com traduções, como a do volume de poemas da afroamericana June Jordan. Atua como apresentadora na TVE RS e no podcast Onda Negra, da Plataforma Feminismos Plurais.

Milena Britto

Professora na Universidade Federal da Bahia, dedica-se, entre outros temas, a pesquisas sobre gênero, literatura e estratégias de legitimação no campo literário. Tem sido professora visitante em universidades da América Latina e dos Estados Unidos

Além da carreira acadêmica, tem atuação em políticas públicas para a área de literatura, participa de ações voltadas para a difusão de leitura, é crítica literária e curadora de diversos projetos culturais.