Edição 2023

Tudo pronto! Vai começar a 21a. edição da Flip e é com orgulho que anunciamos a nossa programação educativa, cada vez mais consolidada, não só durante os dias de festa literária, mas durante o ano todo, com as crianças, jovens, famílias e educadores, em Paraty.

Em 2023, o Programa Educativo se expande, inaugurando um novo polo de atividades em Paraty, com a parceria firmada com o Sesc, que tem foco na programação literária e cultural para crianças, jovens e adultos.

As ações Flip+Sesc qualificam a experiência descentralizada da festa, abrindo um novo espaço para as rodas de conversas e apresentações artísticas: um auditório no Largo de Santa Rita, a que chamamos de Auditório da Santa Rita, com capacidade para 200 pessoas sentadas e aberto para todo o entorno.

Para a construção deste cenário e estrutura que receberão a Flipinha e a FlipZona, a cenografia e mobiliários foram desenhados especialmente para o local, a partir de desenhos enviados por crianças e jovens de 1 a 18 anos, de escolas municipais de Paraty localizadas em comunidades da área urbana, rural e costeira. Sobre a curadoria, foi estabelecida uma comissão compartilhada entre o Programa Educativo da Flip e Sesc, respeitando o processo participativo desenvolvido com os educadores de Paraty nas atividades prévias do Percurso Formativo Sementes.

O tema disparador desta edição é “modos de habitar”, ou seja, títulos e autores que ampliam o olhar sobre a ecologia e a maneira como nos relacionamos com o universo à nossa volta: modos de habitar o planeta, as escolas, as bibliotecas, nossas casas e até mesmo nossos corpos.

Também consideramos temas que já foram abordados no ano passado, como o realismo fantástico e a literatura nonsense, além da escola antirracista para um currículo plural.

Partimos da ideia de que a leitura é uma tarefa complexa e multissignificativa que permite a constituição de significados na relação entre a materialidade do que é lido, o texto em si, a recepção e os leitores. Dessa forma, defendemos que a prática da leitura literária é constituída a partir de contextos socioculturais que ampliam a compreensão e formação de leitores.

Seja bem-vindo, seja bem-vinda, e nos vemos em Paraty, debaixo dos tradicionais Pés de Livro, ao redor da nossa Central Flipinha, na saída e chegada da Regata e entre os jovens da FlipZona, em ação, fazendo a cobertura de toda a festa.

Belita Cermelli
Diretora de Cultura e Educação