Educativo

A Flip é muito mais que um evento. Durante o ano todo, nosso Educativo promove a leitura por meio da integração da criança e do jovem com sua comunidade, valorizando a cultura e os saberes locais.

As ações se concentram na Biblioteca Comunitária Casa Azul, localizada na Ilha das Cobras, uma das áreas mais vulneráveis de Paraty. Criada em 2003 com um pequeno acervo de livros dos autores convidados, a Biblioteca já conta com mais de 16 mil títulos, além de uma programação permanente para a formação de leitores e o apoio aos professores da rede pública.

Nos dias da Festa, como todas as nossas programações, as atividades do Educativo tomam conta das ruas e das praças com debates, brincadeiras e apresentações. Assim, os espaços públicos que abrigam a Flip vão ganhando, ano após ano, camadas de apropriação afetiva por visitantes e moradores. Essas integrações são um passo fundamental para fazer de Paraty um território educador, com potencial de se tornar um laboratório pulsante de ideias, vivências e soluções.