Carregando Eventos

Casa da Literatura de Cordel

Qua, 22.11 16h30

Casa da Literatura de Cordel

Praça Monsenhor Hélio Píres, 318 - Centro Histórico/ Avenida Nossa Senhora dos Remédios - Pontal.

A Casa da Literatura de Cordel é uma ação de salvaguarda deste patrimônio cultural brasileiro, protagonizada pelos coletivos de cordelistas do Rio de Janeiro e de São Paulo. A programação acontece tanto no Sobrado do Iphan, localizado na Praça da Matriz, como no Areal do Pontal.
As atividades da Casa inauguram-se no dia 22/11, às 16h30, com a ciranda do coletivo da salvaguarda da Literatura de Cordel no Rio de Janeiro, no Sobrado do Iphan. Às 17h30, haverá a inauguração do espaço do Areal do Pontal pelos cordelistas que, às 18h, seguem em cortejo em direção ao Sobrado do Iphan para o show “Pagu”, de Paola Tôrres.
Nas manhãs dos dias 23, 24 e 25, a partir das 10h, será possível conferir “A hora do folheteiro”, com declamações espontâneas dos cordelistas, tanto no Sobrado do Iphan como no Areal do Pontal. No Sobrado do Iphan, ainda no dia 23 pela manhã, está programada uma Oficina de Literatura de Cordel. E a partir das 15h, apresentações musicais de Edmilson Santini, em parceria com Severino Honorato, o qual também se apresenta com Dalinha Catunda em “O canto do boiadeiro”. Às 16h, haverá o lançamento dos cordéis de Severino Honorato, Edmilson Santini, Erinalda Villenave e Dalinha Catunda.
No Areal do Pontal, a partir das 14h, haverá o lançamento dos folhetos de Varneci Nascimento, Maria Clara Psoa, Érica Montenegro, Costa Senna, Tin Tin Alves e Cacá Lopes.
Às 17h, o Sobrado recebe o espetáculo do Cordel Cantante.
Dia 24, no Areal do Pontal, a partir das 14h, ocorrerá o lançamento de folhetos de cordel de Graziela Barduco, Lu Vieira, Dani Almeida, Chico Feitosa, Moreira de Acopiara, João Resplandes e João Gomes de Sá.
No Sobrado do Iphan, às 16h, acontecerá o lançamento da coletânea organizada pela AmoCordel, “Independência do Brasil em cordel”, e dos folhetos do cordelista Zé Salvador. Às 17:30, haverá o show “Memórias e Poesia”, de João Gomes de Sá.
Dia 25, a partir das 10h, no Sobrado do Iphan, haverá Contação de Histórias de Cordel, com Cilene Oliveira.
A partir das 14h, no Areal do Pontal, lançamento dos folhetos dos cordelistas Cleusa Santo, Dani Almeida, Maria Clara Psoa, Lu Vieira e Maria Rosa Caldas, Aderaldo Luciano, Lu Vieira e Luciano Braga, Teodoras do Cordel, Maria Rosa Caldas e Aldy Carvalho.
No Sobrado do Iphan, às 15h, Dalinha Catunda e Cilene Oliveira apresentarão “Conversa de Comadre”. Às 17h30, acontecerá o show “O Cantador e o Poeta” de Aldy Carvalho, João Gomes de Sá e Marisa Serranno. Às 18h30, o microfone fica aberto para músicas e declamações.