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Oficina A palavra literária como freio em tempos de velocidade: “pílulas poéticas” incentivadoras da literatura para jovens, com Adriana Araldo

Apresentação: Entender a grandeza da literatura na contemporaneidade implica reconhecer a profusão de obras dirigidas ao público, bastante heterogêneo, fragmentado e guiado pelos mais variados interesses, temáticas e preferências de leitura. Significa também admitir a literatura como diálogo materializado em livros, de diferentes formatos e configurações, que coexistem num espaço e tempo fluidos, híbridos, de ágeis mobilidades e onde tudo o que é novo já chega velho e pronto para ser substituído.
Em nossos dias, marcados pela velocidade, há autores que
apostam em textos breves, como forma de dialogar com o leitor de todas as idades e responder às necessidades de leitura literária, sem, no entanto, descuidar da profundidade e do trabalho com a palavra artística. Obras que buscam despertar o prazer estético para a representação de um “instante” – capturado pelo autor – capaz de motivar reflexões, descobertas e o interesse pela literatura, como arte com potencial de fazer “frear o relógio”, efeito tão necessário, neste tempo cada vez mais fugaz.

Objetivos: Esta oficina tem como objetivo levar o participante a reconhecer a riqueza de textos breves da nossa literatura e a amplidão de sentidos que são capazes de suscitar por meio da exploração da palavra literária e do processo de fruição, desacelerador do tempo. Para tanto, o participante será convidado a entrar em um jogo literário, envolvendo a leitura de poemas, minicontos e microcontos, exercícios de criatividade, finalizando com a produção escrita de um texto breve e a confecção de um minilivro artesanal.

Público-alvo: Professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II, mediadores de leitura, estudantes de Pedagogia e Letras, pesquisadores da literatura para infâncias, público apreciador da Literatura Infantil/Juvenil.

Adriana Araldo é mestre em Letras pela Universidade de São Paulo, (USP) no Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (2012). Faz parte do Grupo de Estudos PLCCJ- Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens da Universidade de São Paulo. Parecerista da Revista Literartes do Grupo de Estudos – PLCCJ- Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens da Universidade de São Paulo. Autora dos livros de literatura para crianças e jovens: “Dora e menino viajante”, pela Barco de Papel Editora, e “Uma palavra em cada pé”, pela UniDuni Editora. É editora da Barco de Papel e idealizadora do @espacobarcodepapel. Suas pesquisas abordam os seguintes temas: literatura infantil, sociedade, moralidade, ideologia e cultura.