Espaços parceiros e programações paralelas da Flip 2022

Categoria:

Com a volta da Flip às ruas e praças de Paraty de 23 a 27 de novembro de 2022, uma série de iniciativas irá ocupar edifícios históricos e espaços públicos da cidade em espaços parceiros da festa. Essa é uma tradição que reafirma a natureza da Flip de promover encontros, ideias e intervenções das mais variadas formas.

Além das mesas que acontecem no Auditório da Matriz, uma série de programações paralelas se firma como um importante eixo de conteúdo, que expande o modo como a Flip qualifica experiências e olha para a ocupação do espaço público por meio da arte.

Em 2022, estarão em Paraty: Átame; Baderna no Carro de Poesia; Casa da Cultura; Casa da Leitura e Conhecimento; Casa do Cordel; Casa Sesc Edições; Casa Escreva, Garota!; Casa Estante Virtual; Casa Folha; Casa Gueto; Casa Malê; Casa Mar; Casa Paratodos; Casa Poéticas Negras; Casa PublishNews; Casa Ramboll; Casa Record; Casa República.org; Cinema da Praça; Companhia dos Fermentados; Editora Laranja Original; Espaço da Economia Criativa; Espaço Guarani; Flipei; Grupo Editorial Alta Books; Homenagem a Paulo Freire; Igreja Nossa Senhora do Rosário; Instituto Náutico Paraty; Livraria das Marés; Livraria Dois Pontos; Ocupa Paratii; Se joga no livro; Sesc Caborê; Sesc Santa Rita; Tyiwaras Tikunas.

Uma série de programações paralelas, entre mesas e apresentações artísticas, compõem a Flip+. Entre os destaques, estão as atrações maranhenses Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula, apoiadas pelo Instituto Cultural Vale. Os espaços do Auditório do Areal, Cinema da Praça e da Casa da Cultura sediarão debates, lançamentos de livros, apresentações musicais, exibições de filmes, entre outros eventos.

 

Editoras independentes

Além disso, a edição de 2022 promove uma inovação: um espaço dedicado a editoras e artistas independentes. A ideia nasceu de modo ampliar a experiência compartilhada entre escritores, artistas e o público da festa. O novo espaço será voltado à comercialização de livros e outras publicações – como cartazes, revistas, zines, etc. – de editores e artistas independentes.

Localizada no Areal do Pontal, em uma ampliação simbólica da Praça da Matriz, a Praça Aberta já abriga programações culturais promovidas por parceiros da Flip. Neste ano, o novo espaço para publicações independentes estará ao lado do Auditório do Areal, do Café do Areal, e de um espaço expositivo.

No ano de estreia do espaço, estarão na Flip: Banca Tatuí; Claraboia / Fábrica de Cânones; Coletivo Escreviventes; Editora Caixote; Escrevedeira; Ficções Editora; Garota FM Books; Lote 42; Numa Editora; ÔZé; Paulus Editora; Quatro Cantos; Selo Editorial Mirada / Revista Mirada; Solisluna Editora.

Conheça a programação Flip+
Acompanhe as programações dos Espaços Parceiros Flip
Acesse aqui a programação completa

 

Compartilhe esta notícia: