Temporada de sugestões para programação 2023 do Educativo Flip

Categoria:

O Educativo Flip convida editoras.es e autoras.es a enviarem suas sugestões de livros e seus autores para a programação da Flipinha e da FlipZona, durante a Flip, em Paraty.  

 

Todos os livros recebidos farão parte do processo participativo de curadoria, que acontece nos próximos meses e durante o qual promoveremos leituras e análises das obras por educadores de Paraty e jovens participantes da FlipZona, sob coordenação de Denise Col (Flipinha) e Lúcia Caetano (FlipZona). O nome do processo participativo, Percurso Formativo Sementes, reforça este nosso objetivo de semear a leitura. A partir dessas ações formativas, define-se a programação da Ciranda dos Autores, a mediação das suas mesas e a programação da FlipZona.

 

Para participar:

 

  1.  Selecione livros que abordem os temas disparadores do Educativo Flip 2023 (infos abaixo).
  2.  Envie 3 exemplares de cada título para o endereço informado a seguir.
  3.  Preencha o formulário para cada livro sugerido (educativo flip 2023 | formulário).
  4.  Fique atento! O prazo para envio das sugestões vai até o dia 18 de junho.

 

Tema disparador do Educativo Flip 2023:

 

Modos de habitar 

 

Buscamos obras literárias que nos ajudem a ampliar o olhar sobre a ecologia e a maneira como nos relacionamos com o universo à nossa volta. Que modos de habitar o planeta, as escolas, as bibliotecas, nossas casas e mesmo nossos corpos, somos capazes de experimentar?

 

Também temos interesse em temas que já foram abordados no ano passado:

 

Escola antirracista para um currículo plural; reiterando a importância do ensino das culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas de todo o país.

 

Realismo fantástico e literatura nonsense; que estimulam o exercício inventivo a respeito de novas formas de ler e significar a leitura.

 

Temas “perturbadores”; como relações entre vida e morte, diversidade social e cultural, preconceitos advindos de classificações binárias, exercício político e identidades de gênero, comumente deixados à parte com pretensões de neutralidade por parte dos adultos.

 

Novidades do universo editorial; não apenas no que diz respeito a lançamentos, mas no que tem de inovação em formatos e linguagens.

 

Endereço para envio dos livros:

 

Educativo Flip

A/C Matheus Pestana

Conselheiro Brotero, 740 – Apto. 53

Santa Cecília

São Paulo – SP

CEP 01232-010 

 

Agradecemos desde já com a alegria de podermos nos reencontrar este ano nas ruas de Paraty!

 

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail matheus.pestana@flip.org.br

 

 O Educativo Flip agora também está no Linkedin! Nos acompanhe por lá para ficar por dentro de todas as nossas novidades:

@educativo-flip 

Compartilhe esta notícia: