temporada de sugestões para a programação 2024

Categoria:

o educativo flip convida editoras.es e autoras.es a enviarem suas sugestões de livros para a programação da flipinha e da flipzona, durante a 22a flip, em paraty.  

os livros recebidos farão parte do processo participativo de curadoria, que acontece nos próximos meses e, durante o qual, promoveremos leituras e análises das obras junto a educadoras.es de paraty. o nome deste processo participativo, percurso sementes, reforça nosso objetivo de semear a leitura. a partir dessas ações formativas, define-se a programação da flipinha e da flipzona e a mediação das suas mesas.

para participar é necessário [1] selecionar livros que abordem os temas disparadores do educativo flip 2024, [2] enviar 3 exemplares de cada título para o endereço informado e [3] preencher o formulário para cada livro sugerido.

 

preencha o formulário para cada livro sugerido: formulário

 

endereço para envio dos livros: 

educativo flip – a/c matheus pestana

r. dos macunis, 68 – vila madalena, são paulo – sp.

cep 05444-000

 

prazo 

O prazo para postagem e preenchimento do formulário de envio das sugestões vai até o dia 12 de abril.

 

o tema disparador do educativo flip 2024 é:

 

ponto de encontro

presente na matemática e na gramática, o ponto não possui dimensão ou forma para uma e orienta a leitura e indica as pausas para a outra. o encontro nos aproxima, nos coloca face a face, nos permite debates, embates e confluências. nos pontos de encontro, linhas de pensamento se cruzam, perspectivas se tocam e corpos se abraçam. o educativo flip convoca para encontros possíveis!

 

também temos interesse em temas que já foram abordados no ano passado:

 

escola antirracista para um currículo plural – reiterando a importância do ensino das culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas de todo o país.

 

realismo fantástico e literatura nonsense – que estimulam o exercício inventivo a respeito de novas formas de ler e significar a leitura.

 

temas “perturbadores” – como relações entre vida e morte, diversidade social e cultural, preconceitos advindos de classificações binárias, exercício político e identidades de gênero, comumente deixados à parte com pretensões de neutralidade por parte dos adultos.

 

novidades do universo editorial – não apenas no que diz respeito a lançamentos, mas no que tem de inovação em formatos e linguagens.

 

curadoria participativa

em encontros distribuídos ao longo do ano, com as obras recebidas através da temporada de sugestões, o percurso formativo sementes reúne educadores de paraty em torno da discussão sobre formação de leitores da literatura e de livros para crianças e jovens. é assim, desses encontros, que acontece a curadoria participativa das rodas de conversa que acontecem durante a flip. a programação do educativo flip nos dias da festa literária inclui, também, rodas de conversa sobre formação de leitores feitas com educadores, pesquisadores e profissionais do livro, a central flipinha, a central flipzona e os pés de livro.

 

avisos

editoras.es e autoras.es selecionados serão informados previamente à festa literária (datas a definir).

 

em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail matheus.pestana@flip.org.br

Compartilhe esta notícia: