20ª Festa Literária Internacional de Paraty — de 23 a 27 de novembro de 2022

Casa Estante Virtual

A casa Estante Virtual na Flip será um espaço colaborativo para aproximar pessoas que movem e são movidas pela arte, literatura e cultura. A programação será diversa, com mesas de debate, exposições e atividades que valorizam os autores independentes, as editoras e os pequenos livreiros.

 

Programação

24/11 – Quinta-feira
10h – Oficina de projeto gráfico
Cid Ferreira (Sebo e Editora Clepsidra), Thiago Tizzot (Editora Arte e Letra) e Felipe Sarau (designer e ilustrador da Estante Virtual)
14h – Mesa: O poder do livro usado
Cid Ferreira (Sebo e Editora Clepsidra), Pollyana Lopes (Sebo Canto Geral) e Maurício Eloy (Sebo Chama de uma Vela), com mediação da analista comercial da Estante Virtual, Carolina Crystallino.
15h – Mesa: A livraria como espaço de resistência
Cid Ferreira (Sebo e Editora Clepsidra), Thiago Tizzot (Editora Arte e Letra) e Maurício Eloy (Sebo Chama de uma Vela), com mediação da jornalista, filósofa e analista comercial da Estante Virtual, Patrícia Portela
16h – Transmissão do Jogo do Brasil

25/11 – Sexta-feira
11h – O young adult na formação de leitores
Com o escritor Pedro Rhuas e o booktoker Luca Guadagnini, com mediação do jornalista e curador da Estante Virtual, Pedro Azevedo.
14h – O Brasil profundo
Com os escritores Eliana Alves Cruz, Carlos Eduardo Pereira e Juliana Borges, com mediação da jornalista, poeta e criadora de conteúdo da Estante Virtual, Renata Ferreira.
15h – A literatura fantástica brasileira
Com os escritores Bruno Ribeiro, Christiano Aguiar e Oscar Nestarez, com mediação do jornalista e curador da Estante Virtual, Pedro Azevedo.
16h – A importância dos influenciadores digitais
Com Mell Ferraz e Rodrigo de Lorenzi, com mediação da jornalista e criadora de conteúdo da Estante Virtual, Gabriela Mattos.
17h – A força feminina na literatura
Com a influenciadora Taty Leite, e as escritoras Natalia Timerman e Mariana Salomão Carrara, com mediação da jornalista e criadora de conteúdo da Estante Virtual, Gabriela Mattos.
18h30 – A literatura contemporânea brasileira
Vinicius Neves Mariano e Hugo Pascottini Pernet, com mediação da jornalista, poeta e criadora de conteúdo da Estante Virtual, Renata Ferreira.

26/11 – Sábado
10h às 11h – Como o TikTok pode alavancar sua marca pelo conteúdo
Com o analista do TikTok Brasil, Diego Moreno, e mediação da jornalista e criadora de conteúdo da Estante Virtual, Gabriela Mattos.
14h – Poéticas contemporâneas
Com Sylvio Fraga e Henrique Marques Samyn, com mediação da jornalista, poeta e criadora de conteúdo da Estante Virtual, Renata Ferreira.
16h – “O que pode um conto? Desafios na elaboração de narrativas curtas”
Com os escritora Marcelo Moutinho, Mário Medeiros e Rodrigo Santos, com mediação da jornalista e criadora de conteúdo da Estante Virtual, Gabriela Mattos.
17h – O centenário de José Saramago
Com a escritora Andrea del Fuego e professor e bookstagrammer Berttoni Licarião, com mediação do jornalista e curador da Estante Virtual, Pedro Azevedo.
18h30 – “A mulher da casa abandonada” e o jornalismo investigativo
Com o jornalista Chico Felitti com mediação do jornalista e curador da Estante Virtual, Pedro Azevedo.

 

27/11 – Domingo
10h –  Oficina de escrevivência
Com a jornalista, poeta e analista de conteúdo da Estante Virtual Renata Ferreira