Um balanço da Flip 2023

Categoria:

Em 2023, a Flip completou 21 edições, e à medida que os auditórios e tendas eram desmontados e o público de 27 mil pessoas voltava para casa, o Centro Histórico de Paraty ainda ressoava a vibração das ruas e praças cheias: talvez o dispersar de uma energia que, nos cinco dias anteriores, condensava-se para escrever mais um capítulo da biografia da Festa.

De 22 a 26 de novembro, muitas histórias foram contadas, e, a cada novo relato, era renovada a percepção de que a Flip é composta justamente por esse mosaico de experiências, que têm como ponto de partida comum as múltiplas ações que ativam o território durante os dias de celebração.

O público encheu as ruas de Paraty para participar de todas as programações de Espaços Parceiros. Foto: Sara de Santis

Na 21ª edição, a Flip manteve tradições, refundou outras tantas e também inaugurou novas formas de se fazer presente em Paraty. O Auditório da Matriz foi mais uma vez palco das 20 mesas da Programação Principal, onde aconteceram encontros entre alguns dos principais nomes da literatura nacional e internacional. Com curadoria de Fernanda Bastos e Milena Britto, a programação teve como Artista Homenageada Patrícia Galvão, a Pagu, e ainda celebrou a obra de Augusto de Campos, o Artista em Destaque de 2023.

Mesa reuniu Ricardo Aleixo, Simone Homem de Mello e André Vallias para homenagear Augusto de Campos. Foto: Walter Craveiro

No primeiro dia de Flip, após a mesa inaugural, no Auditório da Praça houve um show de abertura idealizado especialmente para a ocasião. Nele, Adriana Calcanhotto recebeu Cid Campos, seu antigo parceiro musical, para uma apresentação que celebrou Pagu e também Augusto de Campos. Além disso, a Programação Principal contou também com 8 performances artísticas, cada uma delas concebida ou adaptada para criar um diálogo vivo com o conceito e as discussões da 21ª edição da Festa.

Show de Adriana Calcanhotto abriu a Festa! Foto: Sara de Santis

A Flip+, que neste ano chegou a sua terceira edição, consolidou-se como uma importante programação da Festa, articulando novas vozes, linguagens e canais de diálogo. O Cinema da Praça de Paraty e a Casa da Cultura de Paraty, lares da Flip+ em 2023, tiveram agenda intensa e casa sempre cheia. A programação Cinema da Praça+ Flip promoveu sessões diárias de cinema, escolhidas em curadoria conjunta entre a Flip e a Cinemateca Brasileira. Também de curadoria conjunta, a programação Casa da Cultura+ Flip recebeu uma série de 17 conversas e conferências, além de uma apresentação teatral.

Casa da Cultura+Flip foi espaço de discussões importantes que corroboraram com os debates das mesas do Programa Principal. Foto: Sara de Santis

Além disso, havia programações no Auditório do Areal, no Auditório da Quadra e nos 44 Espaços Parceiros. Entre todas as pousadas, editoras, embaixadas e iniciativas da praça aberta que se articulam nessa rede de hospitalidade que é a Flip, falamos de 144 parceiros: cada um deles dedicado a permitir que a cidade fosse tomada pelo intenso fluxo de leitores vindos dos mais variados lugares. Durante a Festa, a taxa de ocupação das pousadas chegou a 84%, e se o número de pessoas presentes no Festa cresceu 10% em relação ao ano anterior, o número de visualizações das mesas do Programa Principal no YouTube apresentou um crescimento de 39%, registrando, até o momento, 25 mil visualizações.

O Programa Educativo contou com rodas de conversa, apresentações artísticas e atividades para crianças, jovens, suas famílias e educadores. Em 2023, a Flipinha teve a Central Flipinha, montada na Praça da Matriz, assim como os Pés de Livro, carregados de obras de editoras parceiras. A novidade foi a programação do Auditório da Santa Rita, espaço criado em parceria institucional com o SESC, que abrigou as conversas entre autores, mediadas pelos participantes do Percurso Formativo Sementes. Para os jovens, a Central FlipZona manteve a oficina Jovem Repórter na Flip, responsável pela cobertura jornalística e multimídia da Festa, além de rodas de conversa com foco na literatura feita para jovens e a exibição dos curtas produzidos pelos FlipZoneiros.

Flipinha promoveu atividades diversas ao longo da Festa. Foto: Sara de Santis

No YouTube da Festa, você encontra os vídeos de todas as mesas do Programa Principal, com versões em áudio original, tradução simultânea para português e inglês, assim como audiodescrição.

Para saber o que rolou de mais interessante em cada um dos dias da 21ª Flip, leia as edições da newsletter produzida em parceria entre a Flip e a Bravo!

Dia 1 – De um lado, o mar. Do outro, os livros
Dia 2 – A Flip começou. Esses são os destaques da quinta-feira
Dia 3 – A sexta-feira deu o que falar na 21a. Flip
Dia 4 – Um sábado inesquecível na 21a. Flip
Dia 5 – Chegamos ao último dia da Flip
Dia 6 – Nos vemos novamente em 2024!

Enquanto isso, siga a Flip nas redes!

Até já.

Compartilhe esta notícia: